sexta-feira, 17 de setembro de 2010

17 de setembro

Ao vivo no estúdio do Trem das Onze, a banda londrinense "Osso e Dente". Uma banda nova que tem estilo e composições próprias.

Osso e dente
Caetano Zaganini
Camila Rios
Daniel Cavalini
Felipy Andrade
Guilherme Benassi
Henrique Hayashi
Tarik Elid
Tiago Lima
Victor Pedrassoni




1787
Foi assinada a Constituição norte-americana.
Embora acrescida de emendas, é a mais antiga e copiada constituição do mundo.
A Constituição americana, ao contrário da atual e detalhista constituição brasileira, é uma carta de princípios que libera estados e cidades a legislarem sobre diversas matérias (pena de morte, por exemplo).
A constituição dos americanos também permite que o Judiciário interprete o que está escrito nas leis que regem os Estados Unidos e aplique essa interpretação de acordo com as mudanças sociais, econômicas e culturais do país.
Durante o tempo de sua existência – ou seja, 223 anos – a constituição dos Estados Unidos teve somente 27 alterações.
Já a constituição brasileira, apenas nos últimos 21 anos, foi emendada 56 vezes.    


1894
Dia em que foi fundado um local que, ao longo do tempo, se tornou um marco cultural, artístico e, porque não dizer, gastronômico da cidade do Rio de Janeiro.
Foi a fundação da Confeitaria Colombo, ainda hoje em funcionamento e cujo prédio é uma referência arquitetônica importante para a cidade do Rio – exemplo típico da arquitetura art nouveau e da belle époque carioca.


No Rio de Janeiro daquele final de século, as dondocas deixavam os afazeres domésticos para bater perna e tomar chá na Confeitaria Colombo.
Mas não apenas as dondocas e as suspeitíssimas damas de sotaque francês falso freqüentavam a confeitaria.
O lugar também era ponto de encontro de artistas, intelectuais e políticos.
Olavo Bilac, Rui Barbosa, Chiquinha Gonzaga, Villa-Lobos e Getúlio Vargas foram alguns dos ilustres clientes que se sentaram às mesas com tampo de opalina azul da confeitaria, alguns dos ilustres clientes que se miraram nos espelhos que os proprietários da confeitaria trouxeram da Bélgica.


Hoje, a Confeitaria Colombo tem um espaço para preservar sua memória.
No segunda andar da casa, os clientes podem ver as louças e cristais que a confeitaria usava em seus primeiros anos – os clientes podem conhecer também as plantas arquitetônicas originais do prédio da confeitaria.
A Confeitaria Colombo fica no centro do Rio de Janeiro, na rua Gonçalves Dias.


1966
Morreu o jornalista carioca Mário Rodrigues Filho.
Em 1936, ele comprou – do também jornalista Roberto Marinho –  o "Jornal dos Sports" e fez uma verdadeira revolução no jornalismo esportivo.
Além disso, Mário Rodrigues Filho liderou a campanha para a construção do maior estádio de futebol do mundo, o Maracanã.


A construção do Maracanã foi muito criticada na época.
Era considerada uma obra faraônica e impossível de ser realizada.
Mas a campanha liderada pelo jornalista Mário Rodrigues Filho conseguiu levar o projeto para frente e o Maracanã foi inaugurado em 1950.
Aliás, Maracanã é o nome – digamos – “fantasia” do estádio.
O nome oficial do Maracanã é, justamente, Estádio Mário Filho.


1992
Dia em que morreu o compositor Herivelto Martins.
Herivelto foi um dos responsáveis pela consolidação do samba como arte genuinamente brasileira – um papel que também foi desempenhado por compositores como Noel Rosa, Ary Barroso e Lamartine Babo (todos compositores que atuavam numa época em que o samba de morro carioca começava a descer rumo à cidade do Rio de Janeiro.
No auge da fama – isso nos anos 1940 –, Herivelto se separou da mulher, a cantora Dalva de Oliveira.
A separação foi um dos principais temas de fofocas publicadas em jornais e revistas da época.
Grandes intérpretes da música brasileira gravaram e continuam gravando músicas de Herivelto Martins – por exemplo, Nelson Gonçalves, Maria Bethânia, Doces Bárbaros, Ney Matogrosso, Gilberto Gil, Martinho da Vila e João Gilberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário