quarta-feira, 20 de outubro de 2010

20 de Outubro




20 de Outubro de 1854
Dia em que nasceu o poeta francês Arthur Rimbaud.
Quando era adolescente, o passatempo favorito do poeta francês era fugir de casa.
Foram dezenas de fugas.
Aos 18 anos de idade, Arthur Rimbaud já tinha abandonado a família e fugido do interior da França para Paris.

Lá ele conheceu o poeta Paul Verlaine,  que deixou a família para viver com Arthur Rimbaud uma tempestuosa relação amorosa – relação que terminou quando Paul Verlaine feriu Arthur Rimbaud com um tiro.
Aos 20 anos de idade, Arthur Rimbaud já tinha escrito duas de suas obras principais – os poemas “Uma Estação no Inferno” e “Iluminações”.
São obras que colocaram o poeta francês na história da literatura e o tornaram uma referência para a poesia no século seguinte, o século 20.
Arthur Rimbaud foi um poeta que reforçou a tese de que não há dissociação entre o poeta e sua poesia – ou seja, o poeta vive e é sua poesia (pensamento ainda em voga no mundo da poesia).
Também aos 20 anos de idade, Arthur Rimbaud desistiu da literatura e voltou para a vida errante que tinha quando era adolescente.
Foi para a Etiópia para vender peles e café.
Depois, alistou-se no exército colonial holandês – para desertar pouco tempo depois.
Daí virou traficante de armas no Chipre.


20 de Outubro de 1918
Dia que marca o fim da Primeira Guerra Mundial – com a rendição da Alemanha, chegou ao final um dos episódios mais sangrentos da história mundial.
A primeira guerra começou em 1914, quando o mundo vivia um tempo de grande progresso econômico e tecnológico.
Havia também na época uma grande corrida armamentista e os países europeus investiam em uma pesada tecnologia de guerra.
O clima esquentou quando os países passaram a assinar acordos político-militares, se dividindo nos futuros blocos políticos que conduziriam a Primeira Guerra Mundial.

De um lado, a tríplice aliança formada por Alemanha, o Império Austro-Húngaro e Itália.
Do outro lado, o bloco que unia Rússia, França e Inglaterra.
Quando o barril de pólvora explodiu no ano de 1914, o conflito – a Primeira Guerra Mundial – inaugurou um temível poder bélico.
Foi a primeira guerra da história que contou com o assustador poderio de metralhadoras, dos submarinos, dos tanques, dos aviões e dos gases venenosos.
A Primeira Guerra – como eu disse a pouco, um dos episódios mais sangrentos da história mundial  - durou quatro anos e terminou num dia como o de hoje – 20 de outubro do ano de 1918.



20 de Outubro de 1968
Dia em que o mundo parou para acompanhar o casamento do bilionário grego Aristóteles Onassis, de 68 anos, com a ex-primeira dama americana, Jacqueline Kennedy, de 39 anos.
Na época, Jacqueline era viúva do presidente norte-americano John Kennedy, assassinado cinco anos antes, em 1963.

Por conta disso, ela foi muito criticada pelos americanos.
Entre quatro paredes, a relação entre o Onassis e Jacqueline Kennedy era conturbada.
Certa vez, o bilionário grego, que construiu uma das maiores fortunas do mundo construindo navios petroleiros, foi bem indelicado com Jacqueline ao dizer para jornalistas que tinha apelidado sua esposa de “superpretroleiro” – isso porque, segundo ele, Jacqueline Kennedy lhe custava o mesmo que um navio de petróleo.

Além dos casamentos com o bilionário grego e com o presidente americano, Jacqueline Kennedy entrou para a história como uma das mulheres mais elegantes do mundo.


20 de Outubro de 1953
Dia em que nasceu o cantor e compositor americano Tom Petty – blues e rock é a praia dele.
Como aqui no Brasil ele não é muito conhecido, dizer que nos Estados Unidos Tom Petty é um ícone da música pode parecer exagero – mas não é.

A exemplo de Bob Dylan e Bruce Springsteen, Tom Petty escreveu várias músicas que hoje fazem parte do imaginário de gerações do público americano.

Tom Petty - Mary Jane's Last Dance



Além de uma fértil carreira solo, Tom Petty também fez parte de um “super grupo” que foi formado no ano de 1988 apenas por diversão dos próprios integrantes do grupo.
Foi a banda Traveling Wilburys – que, além de Tom Petty, tinha Bob Dylan, George Harrison, Jeff Lynne e o mitológico Roy Orbison.


Música de Abertura...

Nenhum comentário:

Postar um comentário