sexta-feira, 29 de outubro de 2010

29 de Outubro



29 de Outubro de 1945
A gente abre o nosso almanaque informando para você que foi num dia como o de hoje, 29 de outubro do ano de 1945, que foi vendida a primeira caneta esferográfica da história.
Foi nos Estados Unidos, na cidade de Nova York.
Bom... caneta esferográfica é um tipo de caneta em que a tinta umedece uma esfera rolante que desliza sobre o papel.
Ela substituiu a antiga caneta-tinteiro.
O lançamento da caneta esferográfica fez tanto sucesso que em pouco mais de três dias foram vendidas mais de dez mil unidades – uma marca impressionante porque cada caneta custava 12 dólares (ou seja, a caneta era caríssima).

Enquanto isso, na Europa, um tal de Marcel Bich desenvolveu uma caneta esferográfica que ele lançou em 1949 com a marca que levava o seu sobrenome – ou seja, Bic.
Dez anos depois, as canetas da marca Bic já eram as mais vendidas do mundo.
Calcula-se que hoje são vendidas, POR DIA, dez milhões de canetas Bic.



29 de Outubro de 1810
Dia em que, aqui no Brasil, Dom João Sexto inaugurou a Biblioteca Nacional – hoje a sétima maior biblioteca nacional do mundo e a maior da América Latina.
São mais de oito milhões de títulos, que começaram a ser reunidos a partir da chegada da família real portuguesa no Brasil.
Por conta da data de fundação da Biblioteca Nacional num dia como o de hoje, 29 de outubro, do ano de 1810, hoje é o Dia Nacional do Livro.
Hoje, Dia Nacional do Livro, é dia de lembrar de um grande amante dos livros.
Estou falando do já falecido empresário paulista José Mindlin, que ficou famoso por possuir uma riquíssima biblioteca com mais de 30 mil livros.
Fazem parte da coleção que ele formou raridades como, por exemplo, a primeira edição de “Os Lusíadas”, de Camões, e também de “O Guarany”, de José de Alencar.
Tem ainda o original de “Olhai os Lírios do Campo”, com correções a mão do próprio autor, Érico Veríssimo.

Dessa coleção do empresário faz parte ainda uma edição das “Poesias Completas de Machado de Assis” publicada no ano de 1907.
Sobre essa edição há uma história bem curiosa.
É que, no prólogo do livro, Machado de Assis escreveu a seguinte frase:
“… a afeição de meu defunto amigo a tal ponto lhe cegara o juízo…”.
Acontece que o tipógrafo cometeu um erro terrível quando, na palavra “cegara”, trocou a letra “e” por um “a” – o que rendeu uma palavra, digamos, escatológica.
Pois Machado de Assis, revoltado, corrigiu ele mesmo, à mão, os exemplares impressos.
E acredite: na coleção do empresário José Mindlin estão três exemplares dessa edição das “Poesias Completas de Machado de Assis”: tem um exemplar com o erro do tipógrafo, outro com a correção à mão feita por Machado de Assis e ainda outro exemplar impresso sem o erro do tipógrafo.
Historinha saborosa para comemorar o Dia Nacional do Livro, que é hoje – 29 de outubro.



29 de Outubro de 1922
Dia em que nasceu um trompetista e compositor americano que ficou famoso por ter composto o tema do seriado de tv do Batman.

O nome dele é Neal Hefti.
Ele também é famoso no mundo do jazz e, por isso, vamos ouvir agora a coluna “Um Pouco de Jazz Contemporâneo”, produzida e apresentada por José Flávio Garcia.
O personagem da coluna é justamente Neal Hefti – mas o José Flávio também destaca uma cantora que é a favorita da cantora brasileira Maria Rita.
Vamos ouvir.


Neal Hefti - Li'l Darlin'

Taí a coluna assinada pelo José Flavio Garcia.
Além dessa coluna, o José Flávio também produz e apresenta o programa Londrina Jazz Club – que vai ao ar todas as sextas, às 10 da noite.
Dá para ouvir também a reprise do programa, aos domingos, às 6 da tarde.

Uma faixa de Wayne Hancock...


Single da Banda Imagery...




Música de Abertura...

Nenhum comentário:

Postar um comentário