quinta-feira, 11 de novembro de 2010

11 de Novembro



11 de Novembro de 1821
Dia em que nasceu FIODOR DOSTOIEVSKY.
Escritor, romancista e dramaturgo, DOSTOIEVSKY é considerado um dos maiores nomes da literatura russa.
Seu primeiro livro “Notas do Subterrâneo”, rendeu à DOSTOIEVISKI o título de fundador do existencialismo, corrente filosófica que considera cada homem único e exclusivamente responsável por sua vida.
A obra de maior destaque de DOSTOIEVISKI é “Crime e Castigo”, publicado em 1866, livro no qual continua discutindo religião e existencialismo. Já seu último romance foi “Os Irmãos Karamazov, considerado por Sigmund Freud como o melhor romance já escrito.
Uma curiosidade a respeito de DOSTOIEVISKI é que, com apenas 24 anos de idade, ele começou a sofrer ataques epiléticos – doença que acabou acometendo também vários de seus personagens.
Em sua obra, FIODOR Dostoievsky explorou estados patológicos que levam à autodestruição, à loucura e ao suicídio.
Preso em 1849 acusado de conspirar contra o imperador Nicolau PRIMEIRO, da Rússia, DOSTOIEVSKI foi condenado ao fuzilamento. No entanto, a pena foi substituída pela prisão e exílio na Sibéria, que durou até o ano de 1854, quando ele foi libertado. Três anos depois, em 1857, ele se casa com a viúva de um amigo, Maria ISSAIEVA.
O escritor russo DOSTOIEVSKI morreu num dia como o de hoje, no ano de 1881.


11 de Novembro de 1973
A União Soviética se recusou a jogar uma partida válida pelas eliminatórias da Copa de 74 contra o Chile, na capital Santiago. A recusa aconteceu como forma de protesto contra o golpe militar que derrubou Salvador Allende. Também foi uma maneira de tornar pública a utilização do Estádio Nacional de Santiago para a tortura de presos políticos. A recusa em jogar contra o CHILE, na Copa de 74, rendeu à União Soviética a eliminação da competição. . 




11 de Novembro de 1995
Bill Gates, o milionário dono da Microsoft, comprou, por 30 milhões de dólares, o manuscrito Natureza: peso e movimento das águas, de autoria de Leonardo Da Vinci. O livro que traz estudos sobre anatomia.


11 de Novembro de 1960
Dia em que morreu Newton Mendonça
Pianista e compositor carioca, Newton Mendonça tocava na noite na década de 1950, e morreu com apenas 33 anos de idade. Ele foi o primeiro parceiro de Tom Jobim, que conheceu ainda na infância, em meio a pianos e gaitas na Rua Nascimento Silva, no Rio de Janeiro.  Newton Mendonça foi responsável pela criação de canções famosas como Samba de Uma Nota Só, Desafinado, e Meditação.
Omissões, descasos e impropriedades históricas contribuíram para que o músico Newton Mendonça se tornasse uma figura desconhecida. Apesar de músico e instrumentista, ele ficou conhecido apenas como letrista. De acordo com Marcelo Câmara, autor da única biografia sobre Newton Mendonça, “Foi ele quem revolucionou a música da época” e ajudou Tom Jobim a destacar-se musicalmente.
Ao lado de Tom, o primeiro sucesso de Newton Mendonça aconteceu com a música "Foi a Noite", na voz de Silvinha Telles, gravada em 1957, e considerada por alguns especialistas o marco inicial da bossa nova.
Dois anos depois, chega o reconhecimento com dois ícones da bossa nova, "Desafinado" e "Samba de Uma Nota Só". 





Música de Abertura...

Nenhum comentário:

Postar um comentário